Em um texto intitulado « Apelo à responsabilidade nacional », o deputado e ex-primeiro-ministro Amadou Ba alerta para o risco de um impasse orçamentário.
As divergências em torno da aprovação da Lei de Finanças Retificativa (LFR) de 2026, e suas possíveis prolongações para o próximo exercício, poderiam, segundo ele, fragilizar a estabilidade institucional e econômica do país. Ele pede ao chefe de Estado, ao governo e à Assembleia Nacional que iniciem sem demora uma concertação.
Um risco de impasse que não deve transformar-se em paralisia
Para o parlamentar, o Senegal atravessa «uma sequência particularmente delicada» de sua história econômica e institucional. Ele lembra que o desacordo é consubstancial à democracia, mas que jamais deve transformar-se na paralisia do Estado. O momento é ainda mais sensível, destaca ele, porque o país conduz negociações decisivas com o Fundo Monetário Internacional (FMI) e com seus credores. É preciso, portanto, preservar a coerência das escolhas orçamentárias, a confiança dos parceiros e a estabilidade da economia.
Amadou Ba insiste na importância imediata. Sem a aprovação da LFR, quase 540 bilhões de FCFA em subsídios energéticos poderiam ficar sem créditos orçamentários suficientes. Ele vê isso não como uma economia para o Estado, mas como risco de inadimplência, acúmulo de atrasos e, a longo prazo, de aumento do custo da dívida. Ele acredita que um compromisso deve ser encontrado antes do fim do exercício orçamentário.
As preocupações relacionadas ao poder de compra, às despesas sociais, ao investimento e aos subsídios energéticos são legítimas, reconhece. Mas a disciplina orçamentária e a justiça social não devem ser opostas. A responsabilidade de governar, escreve, consiste precisamente em conciliá-las.
Ele faz “solenemente” um apelo ao Presidente da República, ao governo e à representação nacional para que se engajem numa concertação institucional, a fim de chegar a um compromisso sobre as orientações orçamentárias essenciais. Essa iniciativa deve ocorrer no respeito às prerrogativas de cada instituição, ao Estado de Direito e à autoridade das decisões de justiça.
Assises da economia, uma ideia retomada
Amadou Ba recorda ter defendido, durante o diálogo nacional, a realização de Assises sobre a economia, convencido de que os desafios estruturais do país exigiam um diagnóstico compartilhado. As circunstâncias atuais, afirma, fortalecem essa proposta.
Com base em sua experiência de primeiro-ministro e de ministro das Finanças, ele afirma que, no âmbito econômico, a incerteza tem um custo, a inação tem outro, e que são sempre as populações que pagam o preço. Nenhuma divergência política, conclui ele, justifica expor às instituições a estabilidade, à credibilidade financeira do Estado e às condições de vida dos cidadãos a riscos evitáveis. «A hora não é de confronto, mas de prova de responsabilidade», escreve ele, acrescentando que o interesse superior da Nação «comanda o diálogo, exige o compromisso e obriga cada um».
