António Guterres trouxe de volta ao discurso uma das expressões com maior carga política no debate sobre o Médio Oriente: “limpeza étnica”.
No seu discurso de abertura, em 22 de setembro, na 81ª Assembleia Geral das Nações Unidas, Guterres afirmou que há preocupações de que as ações de Israel se limitem à “expulsão, despejo” e “limpeza étnica” em Gaza e na Cisjordânia.
Como Secretário-Geral da ONU, ele não é, constitucionalmente, um representante de nenhum país ou de todos os cidadãos dos estados membros da ONU. O Artigo 97 da Carta das Nações Unidas designa-o como o principal responsável administrativo da organização, enquanto o Artigo 100 exige que o Secretário-Geral e o pessoal da ONU atuem de forma independente e sem receber instruções dos governos nacionais. No entanto, como alguém que vem de Portugal, deveríamos falar de números.
Não há genocídio
Durante décadas, temos ouvido dos apoiantes palestinianos que está a ocorrer uma limpeza étnica dos palestinianos e um genocídio. Mas os números contam uma história completamente diferente, estabelecendo uma contradição demográfica: se os palestinianos foram supostamente sujeitos a limpeza étnica durante anos, porque é que a sua população continuou a crescer?
De acordo com o Gabinete Central de Estatísticas Palestiniano – os números dos próprios palestinianos, não os de Israel e nem os da ONU – a população palestiniana estimada na Cisjordânia era de cerca de 1,94 milhões em 2000, 2,43 milhões em 2009 e 3,40 milhões em 2025. Portanto, a tendência demográfica é claramente ascendente e não descendente.
Benjamin Netanyahu, que é chamado de assassino pelos seus odiadores, governou quase continuamente ao longo das últimas duas décadas. Durante estes anos, a população palestiniana global na Cisjordânia continuou a crescer significativamente. Se ele estivesse cometendo genocídio ou limpeza étnica, eu nem o deixaria limpar meu banheiro porque ele é muito ineficiente.
Entretanto, Portugal está de facto a mudar demograficamente
Portugal tem a sua própria transformação demográfica e aqui os números são impressionantes. O Instituto Nacional de Estatística (INE) estima que viviam no país 11,42 milhões de residentes no final de 2025, dos quais cerca de 1,60 milhões eram estrangeiros – 14% da população residente. Entre 2021 e 2025, o número de residentes estrangeiros aumentou aproximadamente 849 mil, mais do que duplicando.
A mudança é particularmente evidente em Lisboa.
De acordo com dados da Agência para a Integração, Migração e Asilo (AIMA), o número de residentes do Bangladesh em Portugal era de 55.199 a nível nacional em 2024, tornando-os a sétima maior nacionalidade estrangeira registada, representando cerca de 3,6% da população estrangeira residente no país. Os brasileiros continuaram a ser, de longe, a maior nacionalidade estrangeira, seguidos pelos indianos, angolanos, ucranianos e outros.
Qualquer pessoa que viva no centro de Lisboa há anos também pode observar mudanças culturais que são mais difíceis de quantificar numa folha de cálculo: diferentes línguas nas lojas, diferentes restaurantes, mudanças nos negócios de retalho e uma força de trabalho muito mais diversificada a nível internacional.
Estas mudanças podem legitimamente fazer parte das discussões sobre os níveis de imigração, integração, habitação, mercados de trabalho, língua e continuidade da cultura portuguesa. No entanto, não merecem o rótulo de “limpeza étnica” nem uma menção no discurso de abertura da ONU. Os dados de migração de Portugal descrevem as pessoas que chegam, saem e alteram a composição demográfica do país. Descrevem também a retirada de portugueses de áreas geográficas através do que não pode ser uma coincidência.
Martim Moniz Ilustra a Transformação
A praça Martim Moniz tornou-se um dos símbolos mais proeminentes das mudanças demográficas e culturais de Lisboa. Grandes celebrações religiosas muçulmanas acontecem lá há anos. A pesquisa acadêmica descreve um arranjo que permite que a praça seja usada para as duas principais orações do Eid, com milhares de fiéis se reunindo nessas ocasiões.
No dia 30 de março de 2025, cerca de 5.000 muçulmanos reuniram-se na Alameda Dom Afonso Henriques para o Eid al-Fitr, enquanto estavam planeadas orações adicionais para o Martim Moniz e a Mesquita Central de Lisboa. Os participantes incluíram fiéis de origem de Bangladesh, Índia, Paquistão, Marrocos e outros lugares.
O simbolismo do 25 de Abril transformou-se num desfile de bandeiras da Autoridade Palestiniana. Durante a tradicional procissão do 25 de Abril de 2025 em Lisboa, ao longo da Avenida da Liberdade, foi possível ver uma celebração com bandeiras da Autoridade Palestiniana vindas de todas as direcções. O que é que esta ideologia islâmica tem a ver com Portugal?
O próprio Martim Moniz foi o local proposto naquele mesmo dia para manifestações nacionalistas rivais e contraprotestos. A Câmara Municipal de Lisboa acabou por proibir estas reuniões na sequência de uma avaliação de segurança negativa da Polícia de Segurança Pública (PSP).
As declarações de Guterres sobre a Judeia e Samaria podem ser examinadas à luz dos números dos deslocamentos, da política de colonatos, do direito internacional e dos contra-argumentos de Israel. Da mesma forma, a transformação demográfica de Portugal pode ser debatida utilizando os números da migração, os resultados da integração, as pressões habitacionais e os impactos na sociedade portuguesa. Mas depois de décadas de reivindicações sobre limpeza étnica que não se reflectem nos números, em comparação com a substituição dos portugueses no seu próprio país, será altura de perguntar porque é que ninguém fala de nós?
