Estradas dilaceradas, habitações inundadas, comércios devastados: o bairro de Yoff Mbenguène ainda carrega as marcas da noite chuvosa de 4 de outubro.
A noite foi longa. Muito longa. Sob chuvas torrenciais, Dakar viu as ruas transformarem-se em enxurradas, as habitações ficarem submersas e as vias cederem à violência das precipitações.
Neste domingo, 4 de outubro, uma chuva torrencial caiu sobre a capital senegalesa, causando danos materiais significativos e perdas humanas. Segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil e Meteorologia (ANACIM), foram registados 142 mm de chuva em todo o território, um valor recorde.
No dia seguinte àquela noite de águas, vários bairros de Dakar acordaram em descrença. Em Yoff, e mais especificamente na área de Yoff Mbenguène, os vestígios da tempestade ainda são visíveis.
Na avenida Bayda Mbengue, o asfalto literalmente rasgou-se. Profundas crateras dilaceram o piso. Esses crateras gigantes paralisam o trânsito e obrigam os motoristas a percorrer desvios intermináveis.
Diante da urgência, os moradores não esperaram para agir. Mobilizaram-se para desobstruir as passagens obstruídas e tornar, tanto quanto possível, as vias utilizáveis.
Mame Ousmane Samb, figura de autoridade comunitária do bairro, deslocou-se ao local para constatar a amplitude dos danos. Caderno e caneta na mão, não procura culpados. Prefere interpelar os habitantes sobre a sua própria responsabilidade.
Vestu de um conjunto azul Baye Lahad e calçado com chinelos, o homem não esconde a sua raiva contra as autoridades locais. Diz, nomeadamente, que tem tentado, desde o dia anterior, contactar o vice-prefeito, sem sucesso.
« Este tipo de situação deveria mantê-los acordados. Se ele assumisse a responsabilidade que lhe foi confiada, a responsabilidade de que Deus lhe pedirá conta no Dia do Juízo, é um filho de Yoff; ele sabe perfeitamente que quando chove aqui, as pessoas sofrem imenso. Ele deveria ter vindo cedo esta manhã e passado o dia ao nosso lado para constatar os factos. Mas não há ninguém da prefeitura, ninguém! »
Um pouco mais adiante, o ambiente também pesa na praia denominada « Frigo », onde estão estacionadas várias pirogas.
Numa casa vizinha, os notáveis Lébou reúnem-se e discutem em voz alta sobre a situação. A poucos metros dali, é comovente: um restaurante desabou literalmente sob a pressão das águas.
O material foi submergido pela terra e pelas correntezas. Do restaurante, quase não resta nada. Apenas uma mesa e dois bancos resistiram.
Coumba Kitane, uma das gestoras do estabelecimento, observa as ruínas com uma tristeza contida.
« Saíamos para um evento. Ao regressarmos, deparamos com a vigília. O restaurante desabou diante de alguns moradores que, assustados, nada puderam fazer. É muito difícil ver os seus bens desaparecerem assim, diante dos nossos olhos. »
Já passados os trinta, ela enumera as perdas, como se medisse a extensão do desastre.
« Tínhamos três garrafas de gás aqui; só conseguimos encontrar duas. E ali, os barris que continham as nossas reservas de arroz foram arrastados pelas águas. »
Em Yoff Mbenguène, as águas podem ter começado a recuar, mas deixaram para trás um saldo pesado. Estradas arruinadas, casas inundadas, comércios destruídos e moradores inquietos: as marcas da noite de 4 de outubro estão por toda parte.
E, enquanto o céu continua ameaçador, a urgência, ela, já não se mede em horas.
Reportagem Fatou NGOM



