A poucos dias da 18ª edição da Feira Internacional do Livro e do Material Didático de Dakar (FILDAK), prevista para ocorrer de 15 a 19 de outubro de 2026, em torno do tema « Biblioteca, transmissão e soberania », o Senegal se prepara, mais uma vez, para celebrar o livro. Mas além dos estandes, das sessões de autógrafos e dos encontros com os escritores, uma pergunta deveria impor-se no debate público: que política do livro realmente queremos para o Senegal?
A questão é ainda mais premente porque o último relatório da UNESCO (publicado em 2025) dedicado à indústria do livro na África fornece, pela primeira vez, uma cartografia de todos os 54 países africanos. O diagnóstico é inequívoco: a África dispõe de um potencial editorial e cultural formidável, mas esse potencial permanece amplamente subutilizado devido a políticas públicas pouco estruturadas, à fraqueza das redes de distribuição, à insuficiência de bibliotecas e à dependência das indústrias editoriais estrangeiras.
O Senegal não foge a esse paradoxo. O país possui uma tradição literária excepcional, escritores reconhecidos internacionalmente, uma longa história editorial e um tecido profissional real. Em 2023, a UNESCO registrava 51 casas editoras ativas, cerca de 125 títulos publicados anualmente, dez livrarias e cerca de 500 bibliotecas públicas. O setor ocupava cerca de 2 250 empregos.
No entanto, esses números revelam uma primeira contradição: um país que produz uma literatura de alcance international possui uma infraestrutura industrial do livro extremamente estreita. Com apenas uma dezena de livrarias, amplamente concentradas em áreas urbanas, a difusão do livro permanece estruturalmente restrita. Ainda mais preocupante, quase 80% do mercado do livro senegalês depende de manuais escolares, enquanto a literatura geral raramente ultrapassa 1 000 exemplares vendidos por título. Os direitos pagos aos escritores permanecem baixos, geralmente entre 5% e 10%.
É, contudo, preciso reconhecer que o Estado senegalês não está ausente. A Direção do Livro e da Leitura dispõe de missões que abrangem a criação, a edição, a impressão, a difusão e a distribuição do livro. O país também instituiu um Fundo de Apoio à Edição, operacional desde 2009. Em 2023, esse fundo dispunha de 750 milhões de francos CFA destinados, entre outras coisas, a apoiar a edição, a compra de livros autoeditados, as livrarias, as bibliotecas, as feiras e as iniciativas de promoção da leitura.
O problema, portanto, não é a ausência total de instrumentos públicos. Reside na dispersão, na insuficiente articulação entre eles e, sobretudo, na falta de uma visão industrial e nacional verdadeira do livro.
Um dado da UNESCO deveria chamar especialmente a nossa atenção: o Senegal ainda não dispõe de uma agência nacional do ISBN. As editoras precisam recorrer à Agência Francófona de Numeração Internacional do Livro. Ainda mais simbólico, o Conselho Superior do Livro criado em 1972 “não parece estar operacional” hoje, enquanto a Biblioteca Nacional, criada por uma lei de 2002, permanece na fase de planejamento.
Aí é que a comparação com o Marrocos se torna particularmente elucidativa. Não se trata, obviamente, de transpor mecanicamente um modelo para outro país, mas de observar o que um Estado pode fazer ao considerar o livro como uma verdadeira política pública.
Em 2023, o Marrocos contava com cerca de 450 maison d’édition, 1 493 títulos publicados, 1 248 livrarias e 640 bibliotecas públicas. Seu sistema de ISBN é gerido pela Biblioteca Nacional. O país também dispõe de um quadro jurídico muito mais desenvolvido, com mais de 160 textos legais relativos à cultura, incluindo vários instrumentos especificamente dedicados ao livro, à edição, ao depósito legal e ao apoio a projetos culturais.
O contraste é ainda mais marcante quando se observa a distribuição. O Marrocos possui mais de 1 200 livrarias cadastradas, contra cerca de dez no Senegal, segundo a cartografia da UNESCO. O reino também dispõe de mecanismos estruturados de distribuição, de programas públicos de apoio aos editores e de um sistema de ensino superior que oferece formações especializadas nas profissões do livro e da edição.
Marrocos não é, obviamente, um paraíso do livro. O relatório da UNESCO ressalta ele mesmo a persistência da pirataria, os desequilíbrios geográficos na implantação de livrarias e a insuficiência de pesquisas regulares sobre os hábitos de leitura. Mas a experiência marroquina mostra algo essencial: uma política do livro não pode se reduzir a financiar autores ou a organizar periodicamente uma feira. Ela precisa estruturar toda uma cadeia de valor.
O Senegal, no entanto, dispõe de atributos consideráveis. Possui casas editoriais históricas e emergentes, uma edição de infância dinâmica, atores do digital como a NENA, escritores de renome internacional e uma produção em wolof, pulaar, sérère e outras línguas nacionais. O país conta ainda com uma escola de referência como a EBAD e cerca de vinte associações profissionais ou culturais ativas no ecossistema do livro.
Mas o ecossistema permanece frágil. Em 2023, o Senegal importou aproximadamente 7,19 milhões de dólares em livros, folhetos e produtos impressos similares, contra apenas 141 830 dólares de exportações. A França continua sendo sua principal fonte de importação e o Senegal figura entre os principais importadores africanos de livros em francês.
Essa situação levanta uma questão de soberania cultural. Como pretender promover uma literatura nacional se nossos autores escrevem aqui, mas a circulação econômica de seus livros permanece tão fraca? Como falar de democratização do saber quando o leitor de Saint-Louis, de Tambacounda, de Kolda ou de Matam não tem o mesmo acesso ao livro que o de Dakar?
A questão linguística é igualmente importante. A UNESCO destaca que a produção em línguas nacionais existe no Senegal, mas permanece difícil de medir e depende ainda, em alguns casos, de auxílios pontuais. Contudo, uma verdadeira política nacional do livro deveria considerar o wolof, o pulaar, o sérère, o diola, o mandingo e as demais línguas nacionais não como periferias da edição, mas como mercados, patrimônios e espaços de criação em pleno direito.
É preciso, portanto, deixar de pensar o livro apenas como um objeto cultural. O livro é, ao mesmo tempo, uma indústria, um instrumento educativo, um bem cultural, uma ferramenta de soberania linguística e um setor criador de empregos.
A próxima FILDAK pode, precisamente, tornar-se o momento de uma mudança de paradigma. O tema escolhido — « Biblioteca, transmissão e soberania » — convida fortemente a isso. A manifestação não deveria apenas celebrar o livro; ela deveria permitir estabelecer as bases de um verdadeiro contrato nacional em torno do livro e da leitura.
Cinco decisões para finalmente sair da incantação
1. Adotar uma verdadeira Lei Nacional do Livro.
O Senegal precisa dispor de um quadro jurídico global que cubra a edição, a impressão, a distribuição, as livrarias, as bibliotecas, o digital, as línguas nacionais, os direitos dos autores e os mecanismos de apoio público. A UNESCO recomenda precisamente a elaboração de políticas nacionais do livro e de conselhos nacionais de desenvolvimento do livro.
2. Criar um centro nacional do livro e da edição.
Essa estrutura deveria possuir autonomia técnica e um orçamento claramente identificado. Ela teria, em particular, a missão de gerenciar o ISBN nacional, produzir as estatísticas do setor, apoiar os editores, acompanhar as livrarias e coordenar os diferentes atores da cadeia do livro.
3. Lançar um Plano Nacional « Uma Comuna, Uma Biblioteca ».
As 500 bibliotecas listadas pela UNESCO constituem uma base, mas o seu equipamento permanece insuficiente. É preciso agora estabelecer um objetivo plurianual: bibliotecas funcionais, fundos regularmente renovados, pessoal formado, acesso digital e programação permanente de atividades de leitura, principalmente nas zonas rurais.
4. Fazer do livro senegalês um setor econômico prioritário.
As compras públicas — manuais escolares, bibliotecas, universidades, administrações — devem tornar-se um motor de consolidação para editores, imprensas e livrarias nacionais. É preciso simplificar os mecanismos que já permitem aos editores senegaleses concorrerem aos mercados escolares, pois a UNESCO constata que a aplicação complexa atualmente limita a sua eficácia.
5. Lançar uma verdadeira « Década Nacional da Leitura ».
A leitura não pode ser promovida apenas durante uma feira. É necessária uma campanha permanente que envolva escolas, universidades, meios de comunicação, autoridades locais, bibliotecas, escritores, influenciadores culturais e plataformas digitais. Essa política deve ser acompanhada, como recomenda a UNESCO, por pesquisas regulares que, enfim, revelem o que os senegaleses realmente leem, em quais idiomas, a quais preços e em quais suportes.
A FILDAK 2026 pode, então, ser mais do que um encontro cultural. Pode tornar-se o ponto de partida para uma reformulação profunda. Pois uma nação não constrói sua soberania apenas com infraestruturas, indústrias ou tecnologias. Ela a constrói também com os livros que escreve, com os livros que edita, com os livros que pode comprar e, sobretudo, com os livros que oferece para que seus filhos leiam.
O Senegal possui autores, editores, acadêmicos, bibliotecários, professores e leitores potenciais. O que lhe falta agora não é talento nem tradição: é uma política do livro à altura de sua ambição cultural.
Abdou Rahmane Mbengue
Jornalista Crítico literário
