Os procedimentos de recolha de provas obtidas no campo de batalha não estão harmonizados nos países da África Ocidental, e a coordenação entre militares, investigadores e magistrados continua sendo insuficiente. É esse o constatado pelo Ministro da Justiça, Guardião dos Selos, Me Moussa Sarr, durante a abertura de um workshop sobre o tema, na terça-feira, 6 de outubro de 2026, em Dakar.
O Senegal acolhe, durante três dias, magistrados, investigadores, peritos e oficiais vindos de quatorze países da África Ocidental e da região vizinha. Estes vão debater a utilização das provas recolhidas no campo de batalha nos processos judiciais.
Na prática, nas zonas mais remotas, ressalta o ministro da Justiça, Me Moussa Sarr, essas forças são com frequência as primeiras no terreno. Às vezes são as únicas. São elas que detêm os suspeitos, que apreendem telemóveis, computadores, documentos e armas, que recolhem dados biométricos.
«Isso é o que chamamos de provas recolhidas no campo de batalha. Elas servem a ação militar. Podem também servir à justiça, desde que cheguem ao juiz. Contudo, muitas vezes não chegam, ou chegam em estado que já não permite utilizá-las. Os procedimentos de recolha não são harmonizados. A coordenação entre militares, investigadores e magistrados permanece insuficiente», sublinhou o ministro.
O dispositivo de segurança da região reconfigurado
De facto, segundo ele, a legislação dos diferentes Estados da sub-região nem sempre indica como uma informação recolhida pelo exército pode ingressar num processo penal. Acresce uma dificuldade mais recente: o aparato de segurança da região tem passado por profundas mudanças nos últimos anos, e os circuitos pelos quais esses elementos eram recolhidos e partilhados ficam perturbados.
«Todo o desafio está aí. (…) A primeira é combater a impunidade. Um suspeito detido sem ser julgado gera a sensação de arbitrariedade. Um acusado absolvido por falta de provas utilizáveis deixa a sensação de impunidade. Em ambos os casos, a confiança das populações recua, e os grupos terroristas sabem tirar proveito disso. Um julgamento justo, baseado em provas sólidas, produz o efeito inverso. Mostra às vítimas e à opinião pública que o Estado responde ao crime pelo direito», afirmou.
Assim, segundo o ministro responsável pela Justiça, o vínculo entre as forças em campo e a autoridade judiciária deve ser «organizado» bem antes do julgamento. Ele deve ocorrer dentro de um quadro claro, onde cada um desempenha o seu papel e onde a atuação de todos possa ser vigiada.
«A segunda exigência está relacionada com a admissibilidade da prova. Diante do juiz, uma prova tem valor se for possível estabelecer de onde ela veio, quem a recolheu, quem a reteve e em que condições. Num teatro de operações, essa rastreabilidade confronta-se com a urgência e o perigo. Percebo o que se exige a um soldado quando, sob fogo, espera-se dele os reflexos de um investigador», acrescentou.
É, porém, nesse instante que tudo começa. O relatório de apreensão, o lacre, a entrega aos investigadores, a extração dos dados digitais e a sua autenticação formam uma cadeia. Basta que um elo falhe, e toda a tramitação fica fragilizada.
Proteger as fontes e os métodos
A esse respeito, observou que o direito sénégalês, como o de muitos países representados aqui, não é fechadamente resistente a esses elementos. A prova penal é livre. Mas deve ter sido recolhida de forma leal e poder ser discutida contraditoriamente na audiência. O juiz forma a sua convicção apenas com base no que foi debatido diante dele.
«As informações classificadas apresentam aqui uma dificuldade particular. É preciso proteger as fontes e os métodos. É também necessário respeitar os direitos de defesa. Outros países encontraram equilíbrios. Desejo que estes três dias nos permitam examiná-los à luz dos nossos próprios sistemas jurídicos. Têm à disposição referências reconhecidas», destacou o ministro.
Sobre esse ponto, Me Moussa Sarr citou as Recomendações de Abuja, adotadas pelo Fórum Global de Luta contra o Terrorismo. Mas também as diretrizes das Nações Unidas sobre a utilização, perante as jurisdições nacionais, das informações recolhidas por miltares.
A terceira exigência, segundo o Guardião dos Selos, é o respeito pelos direitos humanos. A esse respeito, sustentou que: «O Senegal não pretende transigir nesse ponto. Uma prova obtida em menoscabo da dignidade humana não tem lugar num tribunal, por gravidade que seja o crime».
A ler também : Corte de Justiça CEDEAO : o Senegal reafirma o seu compromisso com uma justiça comunitária forte
Na prática, a Convenção das Nações Unidas contra a Tortura, da qual o Senegal é parte, exclui qualquer declaração obtida por tais atos. O Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos e a Carta Africana dos Direitos Humanos e dos Povos garantem a qualquer pessoa o direito a um julgamento justo.
«Colaborar com as forças de defesa e segurança é necessário. Não significa delegar-lhes a função de julgar. O magistrado avalia livremente os elementos que lhe são apresentados, de onde quer que venham. Essas três exigências permaneceriam sem efeito sem a cooperação entre os nossos Estados», avaliou.
Porque, afirma, os grupos terroristas não reconhecem fronteiras. No entanto, os seus procedimentos ainda se detêm com demasiada frequência nelas. Um telemóvel apreendido num país pode conter a prova que falta a um juiz noutra zona. Enquanto isso, a Organização das Nações Unidas, pela resolução 2396 de 2017, convidou os Estados a partilhar esses elementos com fins de persecução.
«A cooperação judiciária oferece, para esse fim, vias formais que precisamos tornar mais rápidas. Mas todos aqui sabem que nada substitui a confiança entre profissionais que se conhecem», defendeu o Me Moussa Sarr.
Mariama DIEME
