Segundo polo econômico do país, Touba abat milhares de animais a cada ano, principalmente durante o Grand Magal, gerando um considerável jazigo de couros e peles. No entanto, devido à falta de infraestruturas de transformação, essa matéria-prima é exportada a preços baixos antes de ser reimportada na forma de couros acabados.
Quase uma centena de eventos religiosos molda, anualmente, a vida da cidade religiosa de Touba, com o Grand Magal no auge, um acontecimento capaz de atrair até seis milhões de peregrinos. Por trás dessa fervor popular esconde-se um considerável potencial econômico. Milhares de animais são abatidos nessas reuniões, gerando grandes quantidades de couros e peles.
Um filão de matéria-prima que o Estado pretende explorar melhor para estimular a atividade econômica, especialmente no setor artesanal do departamento de Mbacké, segundo o prefeito Khadim Hann. Esses abates somam-se aos realizados diariamente na cidade. Durante o Magal de 2026, 6 000 bovinos e 10 000 pequenos ruminantes foram abatidos sob o controle de agentes veterinários, segundo o inspetor departamental do Serviço Veterinário de Mbacké, Malick Sall.
Volumes que revelam o potencial disponível para desenvolver uma verdadeira filiera de couros e peles. Ele destaca que após o Magal, vários coletadores de peles vindos do exterior chegam à região. Uma grande parte dessa matéria-prima é então exportada para ser processada.
Um filão subexplorado
Uma situação que, segundo ele, justifica a necessidade de dispor de uma indústria de couro de verdade no departamento de Mbacké. « A matéria-prima está disponível », observa o Sr. Sall. Mas, devido à falta de infraestruturas, especialmente secadores e unidades de transformação, uma quantidade significativa é abandonada na natureza.
Essa realidade se verifica no terreno. Na estrada para Gouye Mbinde, perto da estação Bou Ndaw, Cheikh Dia dirige, há mais de 20 anos, um estabelecimento especializado no comércio de peles. Diante do seu comércio, as peles de boi estão estendidas sob o sol escaldante de Touba.
« É o momento da secagem », explica o homem, confortavelmente instalado numa cadeira diante do seu local de trabalho. Lá dentro, jovens se ocupam de dobrar e guardar as peles já secas. Para o Sr. Dia, a atividade não é particularmente penosa: essencialmente consiste em coletar e secar as peles, à espera de encontrar compradores. Seus principais fornecedores são os açougueiros de Touba, que ele financia para recuperar as peles.
Cheikh Dia, 20 anos dedicados à coleta de peles
« Com nossos próprios recursos, coletamos e esperamos encontrar um comprador », explica. Ele esclarece que apenas as peles de bovinos são realmente comercializadas na cidade, enquanto as de ovelhas costumam ser abandonadas na natureza. As grandes celebrações religiosas constituem também para ele oportunidades de reforçar seus estoques.
Mas, se o abastecimento não é problema, o escoamento dos produtos continua, para ele, muito mais difícil. Cheikh Dia indica que as peles são vendidas a baixo preço antes de serem exportadas. « Posso coletar até 4 000 peles sem, no entanto, encontrar um comprador », lamenta.
A ler também: Touba: reflexões sobre uma economia mais inclusiva e criadora de empregos
Uma situação que, na sua opinião, freia consideravelmente a sua atividade. Na etapa anterior a essa cadeia, os açougueiros desempenham um papel essencial. No mercado Ocass de Touba, Baye Samba Socé exerce a profissão de açougueiro. No seu comércio, o cheiro da carne mistura-se ao burburinho das trocas com os clientes. Ao chegarmos, ele nos recebe com um leve sorriso: « O que vocês querem ? »
Ao longo da conversa, descobre-se que Baye Samba Socé é também um elo desse circuito. Ele está entre os fornecedores de Cheikh Dia. Ele lhe entrega regularmente peles de boi que este último coleta para revendê-las. Para facilitar esses abastecimentos, Cheikh Dia lhe adianta os recursos necessários para recuperar os produtos após os abates.
Os açougueiros, elos essenciais
Ele celebra essa atividade, ao mesmo tempo em que afirma que os preços não são fixos. « Pode-se escoar uma pele por 18 000 FCFA », afirma. Para os açougueiros, esse comércio representa uma fonte adicional de renda. « Em um mês, um açougueiro pode vender até 15 peles. Isso depende da clientela », assegura Baye Samba.
No entanto, se essa atividade permite gerar renda para os açougueiros e coletadores, ela continua a enfrentar uma dificuldade importante: a ausência de indústrias especializadas no tratamento e transformação.
Cheikh Dia estima que uma fábrica instalada em Touba permitiria valorizar melhor a filiera. Essa expectativa é compartilhada também por Massar Mbow, que já trabalha na transformação. Instalado numa sapataria perto da Grande Mesquita, ele fabrica calçados em couro. Mas, na ausência de matéria-prima local transformada, ele utiliza couro vindo da Itália. Essa situação evidencia um paradoxo.
O paradoxo do couro italiano
Uma parte da matéria-prima produzida no Senegal é exportada e transformada no exterior, e depois reimportada na forma de produtos acabados ou de couro destinado aos artesãos. « É indispensável ter uma fábrica de tratamento de peles em Touba », afirma ele.
O sapateiro observa que o quilo de couro custa entre 4 000 e 7 000 FCFA, um preço que, segundo ele, encarece os custos dos artesãos e reduz a sua competitividade. Resta uma pergunta levantada por Massar Mbow entre duas costuras: « Por que o meu couro atravessa o Mediterrâneo para me retornar mais caro ? »
O Estado promete uma curtume nacional em Touba Mosquée, seguida de uma unidade industrial. Enquanto isso, Cheikh Dia continua a secar as suas 4 000 peles sob o sol, esperando um comprador. Em Touba, a matéria-prima não falta. O problema é como transformá-la em riqueza.
