Ibrahima Souleymane Ndiaye, ex-diretor da televisão nacional e atual presidente do Tribunal dos pares do Cored, personifica meio século de memória jornalística. Formado na 7ª promoção do Cesti, ele pertence a uma geração que escreveu as primeiras grandes páginas da televisão senegalesa. De Guinguinéo aos estúdios da RTS, das estradas do Senegal à autorregulação dos meios de comunicação, retorno ao percurso de um pioneiro movido por «uma convicção cravada na alma»: a de um jornalismo profissional e responsável.
Mais de 15 anos após ter se aposentado, Ibrahima Souleymane Ndiaye não espera necessariamente ser reconhecido nas ruas. No entanto, todas as noites ele se insinuava em todos os lares senegaleses como apresentador de destaque, repórter ou realizador de documentários marcantes da televisão pública. Nos anos 80, quando a pequena tela era rara e preciosa, ele não passava despercebido: os agentes da Radiodiffusion Télévision Nationale (RTS) tornando‑se figuras públicas relevantes, “estrelas” respeitadas e reconhecidas na rua, carregando nos ombros uma responsabilidade pesada, aquela de informadores do povo, garantidores da coesão nacional e testemunhas privilegiadas das primeiras transformações do Senegal pós‑colonial. Hoje, aos setentões, ele lembra disso com a voz timbrada, marcada por décadas de prática ao microfone. «Os tempos mudaram muito. Nós vivemos a bela época, não é?», sorri.
Foi uma época em que «existia apenas uma única cadeia de televisão», com apenas doze repórteres para cobrir o país e sete ou oito apresentadores para assegurar os jornais. De Guinguinéo aos bancos do Cesti. Mas basta às vezes um olhar firme para que emerja a frase que faz retornar o antigo diretor da televisão nacional de 2007 a 2009 às suas glórias na tela: «Eu o conheço. Eu o vi muito na televisão e é em parte graças a você que eu me tornei o que sou; você participou da minha formação», diz-lhe, a bordo de um avião, um funcionário internacional. O episódio é anecdótico, mas por trás dessa cena de reconhecimento há sobretudo uma longa história com o jornalismo senegalês. De fato, Ibrahima Souleymane Ndiaye, de seu nome verdadeiro Ibrahima Ndiaye, carrega essa história como memória viva. Por mais de três décadas, do fim dos anos 70 ao início dos anos 2010, aquele que é apelidado de Ndiaye 2 para distingui-lo de outro Ibrahima Ndiaye da RTS percorreu as grandes transformações sociopolíticas do Senegal com a ética profissional cravada no corpo. Nascido em 1954 em Guinguinéo, na região de Kaolack, filho de ferroviário cresceu entre os trilhos, num Senegal em pleno amadurecimento. Numa época em que Guinguinéo era um verdadeiro nó ferroviário, ali realizou toda a sua escolaridade primária, brevemente na escola de Guinguinéo 1, depois na escola de Guinguinéo 2, situada no bairro Campement, construída para evitar aos filhos atravessarem as linhas férreas. «Minha mãe me segurava pelo braço.»
Ela me fazia atravessar a gare e, quando terminava, soltava minha mão para que eu pudesse ir à escola, recorda ele. Naquela época, os dias às vezes se prolongavam com partidas de caça com os colegas. Coelhos, lebres e lagartos eram trazidos de volta à aldeia, seguiam-se o chá, o pão bem quente recém saído do forno e as longas vigílias. Memórias de infância que ele hoje relembra com uma ponta de nostalgia. Então, como bom filho de ferroviário, depois do Cm2, sua mãe desejava que ele entrasse na escola do caminho de ferro de Thiès para assumir a linha do pai, mas seu professor opôs-se firmemente. Na sequência, ele e mais seis alunos de sua turma seriam encaminhados diretamente ao Lycée Charles de Gaulle, em Saint‑Louis, então reservado aos melhores alunos. Lá permaneceu dois anos, de 1967 a 1969, antes de ingressar no Lycée Malick Sy em Thiès, onde obteve o Bepc e, depois, o Baccalauréat, e tomou, «quase por impulso», o caminho do Cesti.
Na escola da RTS. Mas, na verdade, para Ibrahima Souleymane Ndiaye, a vocação jornalística já estava ali. Segundo ele, remonta a uma noite de 1970, quando, adolescente, ouviu na rádio repórteres contando a Copa do Mundo no México, vencida pela seleção brasileira naquele ano. «Eu comecei a sonhar, pensando: espera aí. Esses repórteres estão em todo o mundo. Eles são testemunhas de tudo, deve ser uma profissão muito bonita. E eu disse: Ah! Quero me tornar jornalista.», conta. Deus, como sempre, agiu bem: em 1975, após, durante as férias em Dakar, avistou o famoso ônibus do Cesti, apelidado de «Dragão», e descobriu que se tratava da escola de jornalismo. Foi assim que se candidatou ao concurso de entrada. Em outubro de 1976, foi aprovado na 7ª promoção, ao lado de Babacar Touré, Mamadou Koumé, Fatoumata Sow, Martin Faye, Sidy Gaye, Ibrahima Fall e outros colegas vindos de diferentes países africanos. Ao deixar o Cesti, em 1979, Ibrahima Souleymane Ndiaye foi contratado pela televisão nacional após um período de desemprego. «O desemprego, de que reclamam, não é de hoje», lembra ele, com benevolência.
Contudo, nesse giro dos anos 1980‑1981, período crucial marcado pela emergência de uma geração de profissionais do audiovisual, o jovem jornalista impõe‑se rapidamente na redação da Office de Radiodiffusion Télévision du Sénégal (ORTS), que se tornou RTS em 1992. Ao lado de pioneiros como Babacar Diagne, Mactar Sylla, Guila Thiam, Cheikhou Omar Seck e, especialmente, Pathé Fall Dièye, além de muitos outros profissionais que viriam a juntar‑se à casa, ele contribuiu para escrever algumas das belas páginas da informação audiovisual senegalesa. Sua trajetória continua a merecer respeito daqueles que o acompanharam. Abdoulaye Ndiaye, antigo colega da RTS e hoje formador no Cesti, resume: «É um personagem que tem o jornalismo cravado na alma.» O jornalista que se tornou transmissor. Ele destaca sua «rigor profissional», seu conhecimento e gosto pelo reportagem. «Ele era também um bom repórter. Sentia‑se a marca do profissional», testemunha. De fato, seu gosto pelo terreno fica evidenciado pelo gênero da grande reportagem que ele tanto apreciava e que ajudou a popularizar na redação da televisão, nomeadamente com o documentário «Frutas e Legumes do Senegal». Além do seu trabalho de repórter, Ibrahima Souleymane Ndiaye destacou‑se como um dos entrevistadores mais temíveis de sua geração. Seu programa «Champ contre champ» permanece, a esse título, como um momento de antologia da televisão senegalesa.
O jornalista experiente deixará também a sua marca na RTS como diretor de televisão. Nesse cargo, ele lançou, mais tarde, «Ndef Leng», dedicado à cultura sérère, e «Kenkeliba», programa matinal que alcança ampla audiência e cujo conceito seria posteriormente adotado por várias redes senegalesas. «Queria imprimir a minha marca», explica. Após deixar a televisão pública em 2011, continua a pôr a sua expertise a serviço do panorama audiovisual. Assim, funda «Bluecom‑Strategies», um gabinete de consultoria e expertise em comunicação com o antigo jornalista do jornal Le Soleil Cheikh Tidiane Fall. Anteriormente, o decano Ibrahima Souleymane Ndiaye teve uma carreira internacional na UEMOA durante o mandato de Cheikh Hadjibou Soumaré na Comissão, após a passagem pela Primatura como Chefe da Célula de Comunicação. Mas, movido pela defesa de princípios éticos, é finalmente ao Tribunal dos pares do Cored que Ibrahima Souleymane Ndiaye encontra outra maneira de servir a profissão.
E com o falecimento de Eugénie Rokhaya Aw, ele é eleito por unanimidade, em outubro de 2022, para presidir o Tribunal. Essa sucessão tem para ele uma ressonância particular. Eugénie envidou, ela própria, preparar‑lo para assumir o cargo. Ele fala de uma «passagem de testemunho pós‑morte». Hoje, seu papel supera a mera função institucional. Ao analisar hoje a evolução do panorama mediático, seu diagnóstico não admite concessões. Para o presidente do Cored, os desafios da imprensa são colossais, indo da confusão de gêneros nos palcos à banalização da revista de imprensa por apresentadores, passando pela precarização econômica. Assim, como «guardião do Templo», Ibrahima Souleymane Ndiaye defende um jornalismo forte, exigente e respeitado para a saúde da democracia senegalesa.
Por Souleymane WANE
