Emergência Consular: +351 933 151 497

Marcelino Sambé estreia-se como coreógrafo em Lisboa

Marcelino Sambé, estrela do Royal Ballet, estreia-se coreograficamente na companhia nacional de dança de Portugal

Um dançarino principal do Royal Ballet de Londres apareceu nos bastidores para seu primeiro grande trabalho como coreógrafo. Marcelino Sambé estreou quinta-feira no Teatro Camões, em Lisboacriando uma das duas novas peças que abrem a temporada 2026/2027 da Companhia Nacional de Bailado.

O duplo projeto de lei, intitulado Desassossegomarca o regresso a casa do artista lisboeta de 32 anos e assinala a sua primeira colaboração com a companhia nacional de dança de Portugal, fundada em dezembro de 1977. O programa celebra 50 anos da Companhia Nacional de Bailado.

Virando o corpo do avesso através de Pessoa

Peça do Sambé, Eles, Invertidos (“Eles, Invertidos”), extraída da obra de Fernando Pessoa Livro do Desassossego (“Livro do Desassossego”), obra fragmentada de reflexões existenciais atribuída em grande parte ao semi-heterónimo Bernardo Soares, guarda-livros do Rua dos Douradores.

Em declarações à agência noticiosa Lusa, de Londres, durante os ensaios, Sambé descreveu o processo coreográfico como uma tentativa de virar o corpo do avesso. O trabalho para 13 dançarinos explora o que chamou de uma espécie de inversão do ser humano — “como se fosse possível virar o corpo do avesso e observar cada um de seus órgãos”.

“Há uma beleza em tentar traduzir palavras em movimento”, disse ele.

A obra dá forma física ao pensamento interior, confrontando questões que atravessam a existência humana: quem somos, o que queremos fazer, de onde viemos, como vemos o mundo. A música inclui uma composição de Nuno Veigaa voz de José Neves narrando um diálogo entre Fernando Pessoa e Bernardo Soares, e a de Bach Passacaglia para Orquestra, P 159.

Um porto seguro para experimentação

Para Sambé, a estreia representa mais que um novo crédito. É, disse à Lusa, “uma grande honra” e mais um passo rumo a um futuro mais multidisciplinar, expandindo-se para o teatro, a televisão, o cinema e as artes visuais.

Vê Portugal como um porto seguro — “um porto onde sei que os braços estarão sempre abertos” — um lugar de segurança e liberdade criativa onde pode experimentar caminhos que talvez não sejam possíveis noutros lugares.

Embora tenha coreografado em Londres, principalmente em projetos menores, e trabalhado na direção de movimento para moda, esta é a primeira vez que cria um trabalho dessa escala para uma companhia de balé profissional.

Sambé ingressou no Royal Ballet em 2012 e foi promovido a bailarino principal em 2019. Nascido em Lisboa, filho de família luso-guineense, formou-se na Escola de Dança Artística do Conservatório Nacional e na Royal Ballet School.

Clássicos sem confinamento

A dançarina-coreógrafa argumenta que o balé deve atender às preocupações contemporâneas para sobreviver. A dança, disse ele, “não pode ser condenada apenas a parâmetros feitos em 1800. Temos que fazer atualizações e encontrar novas formas de atingir outros públicos”.

Ele rejeita replicar obras como Lago dos Cisnes indefinidamente, preferindo pesquisar “onde estão as novas histórias”. Isso não significa abandonar a tradição. O trabalho de ponta e a técnica clássica continuam sendo ferramentas, não gaiolas. A questão, resumiu ele, é “colocar o balé em novas situações, em novos momentos”.

Ele desafia o estigma do que os dançarinos podem fazerlembrando que quem passa a vida no ateliê é “sempre estudante” — e que essa formação rigorosa não deve impedir a experimentação artística.

Duas visões de Pessoa

O programa une o trabalho de Sambé com Em outro lugar dentro da quietude de Daniel Cardoso, que também se estreia como coreógrafo da companhia nacional. Enquanto Sambé se centra no introspectivo e existencial, Cardoso faz uma abordagem mais abstracta, centrando-se na relação entre Pessoa e o seu semi-heterónimo através de duas personagens principais.

Ambas as obras pretendem transformar a palavra em corpo, movimento e emoção, recorrendo a temas de inquietação íntima, desdobramento do eu, solidão e multiplicidade.

Apresentações acontecem até 1º de novembro no Teatro Camões em Lisboa.

Avatar de Hélder Vaz Lopes

Deixe um comentário