A poetisa são-tomense Olinda Beja traz o público jovem de volta das telas com tradição de contar histórias
A poetisa e contadora de histórias são-tomense, Olinda Beja, diz ter encontrado uma forma de afastar crianças e adolescentes do TikTok e de outros ecrãs: convidando-os para a história. Todo jovem conhece a frase “era uma vez”, disse à agência Lusa, e essa abertura partilhada torna-se uma ponte para a tradição oral.
Beja, que completa 79 anos no próximo ano, assinala 35 anos de obra literária em 2027. Ela publicou mais de 20 livros e diz que não tem intenção de parar.
Caminhando entre dois mundos
Natural de São Tomé e Príncipe, Beja foi trazido para Portugal aos três anos. Ela retornou à sua terra natal aos 37 anos para conhecer sua mãe biológica, uma jornada que ela descreve como uma resposta a “um apelo do canto do ossobôos rios caudalosos, o vento e a floresta.”
“Costumo dizer que ando descalço entre dois mundos”, disse Beja. Durante muitos anos, ela sentiu que não pertencia nem aqui nem ali, até que uma professora apontou o que ela chama de tesouro em suas mãos: “ter duas civilizações”.
Ela atribui as histórias que conta a duas tradições distintas. Na Europa, as famílias contavam histórias para passar a noite. Em África, o contador de histórias desempenha um papel profissional — sobretudo nos funerais de São Tomé, onde é sempre designado alguém para contar histórias durante o velório e ao longo dos sete dias de luto.
Uma literatura de memória
Seu trabalho carrega um propósito deliberado: evitar o apagamento de capítulos dolorosos. Beja diz que trabalha para garantir que acontecimentos como a escravatura, a exploração de trabalhadores contratados e a massacre de Batepá em 1953 não repita. Nesse ano, as tropas coloniais mataram ilhéus nativos que protestavam contra o trabalho forçado em São Tomé e Príncipe.
A sua avó materna, uma mulher gabonesa contratada para trabalhar na ilha roças (plantações), contou a Beja as condições que estes trabalhadores enfrentavam. A comida era estritamente controlada, ela aprendeu. Peixe enviado de Moçâmedes em Angola chegavam parcialmente estragados depois de dias de calor equatorial, mas era isto que os trabalhadores recebiam para comer.
À noite, as pessoas que tinham que consumir aquele alimento se reuniam para cantar suas tristezas: “Comer Moçâmedes com o coração limpo e sem pecados traz saúde; comer carne com o coração sujo não vale nada, pois o coração não limpa.”
Das salas de aula aos palcos internacionais
Beja ensinou para 40 anos em Portugal e na Suíça antes de publicar seu primeiro livro, Bô Tenndê?em 1992. Essa coleção de poemas lançou a sua carreira paralela como intérprete de contos e canções das duas ilhas.
Desde então, ela conta histórias em 15 países. Na Expo 2021, em Dubai, ela conseguiu algo que ainda a deixa orgulhosa: conseguiu que o público de língua árabe cantasse em criouloa língua crioula de São Tomé.
Seu método baseia-se em atrair os jovens ouvintes diretamente para a narrativa. “Quem não quer ser rei? Ou princesa de um reino encantado? Até o tolo da corte tem candidatos”, disse ela. Ela raramente sai da escola sem receber outro convite.
O livro dela Um Grão de Café (2013), o primeiro livro infantil da literatura juvenil de São Tomé e Príncipe, foi traduzido para várias línguas, incluindo o japonês.
Seu trabalho mais recente, Mikoló, A Nossa Estrela (2025), aparece em um edição bilíngue em português e forróuma das línguas crioulas nativas de São Tomé e Príncipe. O livro contribui para os esforços contínuos para preservar e padronizar forróque as autoridades introduziram nos currículos escolares em 2022 como disciplina extracurricular.
Festival em Cabo Verde
Beja participou recentemente no Festival Internacional de Contos na Cidade Velha, Cabo Verderealizada de 16 a 18 de outubro. O evento, organizado pela Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago e a associação cultural RJ ANIMA, reuniu contadores de histórias, educadores e pesquisadores de países de língua portuguesa.
Ela liderou um workshop intitulado “A Arte de Contar e Dizer”, onde destacou a importância da tradição oral nas escolas e bibliotecas. “Um povo sem cultura é um povo sem alma”, disse ela aos participantes.
A estudante, Dara Almeida, disse que o festival permitiu aos jovens descobrir novas histórias e conectar-se com as suas raízes, defendendo que tais eventos deveriam acontecer com mais frequência.
O contador de histórias Adriano Reis destacou o papel do festival na valorização e promoção dos contos tradicionais e do património oral cabo-verdiano.
Beja participou também no IV Encontro de Escritores de Língua Portuguesa em Praiaevento promovido pela União das Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA) em parceria com a Câmara Municipal de Praia.
Suas histórias têm um propósito claro, diz ela. “As minhas histórias, especialmente para crianças, visam sempre transmitir os costumes e tradições da ilha.”
