Companhia de teatro assinala 30 anos encenando alerta de Saramago sobre democracia
Uma companhia de teatro lisboeta abriu uma nova adaptação da peça de José Saramago Ensaio sobre a Lucidez na quinta-feira, usando a alegoria do Prémio Nobel de uma rebelião de votos em branco para perguntar se um público lúcido representa uma ameaça maior ao poder do que um público raivoso.
A produção da Companhia do Chapitô corre no Chapitô local em Lisboa até 25 de Outubro, com bilhetes a 16,11€aproximadamente o preço de um ingresso de cinema e pipoca na capital. Os shows começam às 21:00 de quinta a sábado e 17:00 aos domingos.
O diretor José Carlos Garcia disse ao Lusa agência de notícias que a empresa escolheu o texto, publicado originalmente em 2004, por ser “muito interessante e muito atual”, colocando “em causa uma democracia extremamente frágil”. A decisão de dissecar o romance de Saramago “página por página” marcou um afastamento do método habitual da companhia de desenvolver ideias no palco antes de escrever um guião.
O que a peça coloca no palco
A história começa com uma tempestade numa secção de voto na secção 14. Quando os eleitores finalmente chegam, os funcionários eleitorais ficam aliviados – até que a contagem revela que a maioria das pessoas votou votos em branco. O governo convoca novas eleições. O resultado é 83% de votos em branco. O que se segue é uma escalada do medo e da violência estatal contra uma população que não está em tumulto, mas sim lúcida.
Garcia disse que a performance pergunta: “E se o maior perigo para um governo não for um povo revoltado, mas um povo lúcido?”
A encenação segue a estética minimalista da companhia. Não há cenários elaborados ou trajes especiais. O foco está no trabalho físico do ator para contar a história. O elenco — Jorge Cruz, Pedro da Silva, Susana Nunes e Tiago Viegas — desenvolveu a peça como uma criação coletiva, com Leandro Araújo auxiliando na produção e direção.
Por que o romance de Saramago de 2004 parece urgente agora
Garcia sublinhou que o texto faz “total sentido hoje, dados os sinais velados de que podemos estar nesse caminho” em direção ao “autoritarismo e à falsa democracia global”. Acrescentou que os cidadãos muitas vezes sentem-se “impotentes perante as instituições democráticas”, perdidos sem oportunidade de “interferir politicamente e tentar mudar”.
A ironia e o humor de Saramago estão presentes na performance, observou o diretor, porque seus personagens são “pessoas reais observadas em sua vida”.
O momento é deliberado. A empresa está comemorando seu 30º aniversárioe Garcia disse que fazia sentido marcar três décadas encenando uma obra que fala a uma democracia que, embora “às vezes frágil, também é musculosa”.
Para o público em Portugal, a peça coloca uma questão sobre o que desaparece quando uma população decide, sem se coordenar ou falar entre si, retirar o seu consentimento. O alerta é que um Estado democrático, confrontado com esse silêncio, pode revelar impulsos autoritários.
