Emergência Consular: +351 933 151 497

Saramago toca em Lisboa: alerta de democracia em palco

Companhia de teatro assinala 30 anos encenando alerta de Saramago sobre democracia

Uma companhia de teatro lisboeta abriu uma nova adaptação da peça de José Saramago Ensaio sobre a Lucidez na quinta-feira, usando a alegoria do Prémio Nobel de uma rebelião de votos em branco para perguntar se um público lúcido representa uma ameaça maior ao poder do que um público raivoso.

A produção da Companhia do Chapitô corre no Chapitô local em Lisboa até 25 de Outubro, com bilhetes a 16,11€aproximadamente o preço de um ingresso de cinema e pipoca na capital. Os shows começam às 21:00 de quinta a sábado e 17:00 aos domingos.

O diretor José Carlos Garcia disse ao Lusa agência de notícias que a empresa escolheu o texto, publicado originalmente em 2004, por ser “muito interessante e muito atual”, colocando “em causa uma democracia extremamente frágil”. A decisão de dissecar o romance de Saramago “página por página” marcou um afastamento do método habitual da companhia de desenvolver ideias no palco antes de escrever um guião.

O que a peça coloca no palco

A história começa com uma tempestade numa secção de voto na secção 14. Quando os eleitores finalmente chegam, os funcionários eleitorais ficam aliviados – até que a contagem revela que a maioria das pessoas votou votos em branco. O governo convoca novas eleições. O resultado é 83% de votos em branco. O que se segue é uma escalada do medo e da violência estatal contra uma população que não está em tumulto, mas sim lúcida.

Garcia disse que a performance pergunta: “E se o maior perigo para um governo não for um povo revoltado, mas um povo lúcido?”

A encenação segue a estética minimalista da companhia. Não há cenários elaborados ou trajes especiais. O foco está no trabalho físico do ator para contar a história. O elenco — Jorge Cruz, Pedro da Silva, Susana Nunes e Tiago Viegas — desenvolveu a peça como uma criação coletiva, com Leandro Araújo auxiliando na produção e direção.

Por que o romance de Saramago de 2004 parece urgente agora

Garcia sublinhou que o texto faz “total sentido hoje, dados os sinais velados de que podemos estar nesse caminho” em direção ao “autoritarismo e à falsa democracia global”. Acrescentou que os cidadãos muitas vezes sentem-se “impotentes perante as instituições democráticas”, perdidos sem oportunidade de “interferir politicamente e tentar mudar”.

A ironia e o humor de Saramago estão presentes na performance, observou o diretor, porque seus personagens são “pessoas reais observadas em sua vida”.

O momento é deliberado. A empresa está comemorando seu 30º aniversárioe Garcia disse que fazia sentido marcar três décadas encenando uma obra que fala a uma democracia que, embora “às vezes frágil, também é musculosa”.

Para o público em Portugal, a peça coloca uma questão sobre o que desaparece quando uma população decide, sem se coordenar ou falar entre si, retirar o seu consentimento. O alerta é que um Estado democrático, confrontado com esse silêncio, pode revelar impulsos autoritários.

Avatar de Hélder Vaz Lopes

Deixe um comentário