Em Soumbédioune, os músicos trovadores chamados de “bongoman” tornaram-se parte integrante do cenário. Eles transformam, por breves momentos de percussão, os visitantes em estrelas. Louvores e elogios compõem seus versos que arrancam sorrisos dos clientes.
É fim de semana. A praia de Soumbédioune está lotada. Os restaurantes a céu aberto instalados à beira-mar exibem quase lotação total. Garçons, vendedores de peixe, de bebidas, de frutas, de beignets e outras comidas desfilam sob guarda-sóis de cores vivas. Eles oferecem aos muitos clientes, cada um à sua maneira, seus produtos. Tudo isso é envolto pelo barulho do mar que envia pequenas ondas a baterem nas pedras da margem. É nessa atmosfera que surge uma voz, seguida de percussões. Trata-se de um « bongoman », um músico trovador habitualmente presente na praia de Soumbédioune, onde atua. Aqui, os « bongoman » se esgueiram entre as fileiras de mesas, com o instrumento sobre os ombros ou debaixo dos braços, declamando louvores em um ritmo longe de ser monótono.
Serigne Mbaye é um desses artistas. Debaixo da sua touca violeta, esse homem magro procura proteger-se do sol ainda agressivo já às 16 horas. Ele avança diante de algumas mesas e para diante da mesa de dois homens acompanhados de duas mulheres. Gritando tanto quanto o instrumento, ele enaltece o “amor” que esses dois homens dedicam às duas senhoras sentadas à sua frente. « É você quem ele ama », repete ele. Anéis de metal, usados nos cinco dedos da mão esquerda, criam, ao contato com o instrumento de madeira seca, o ritmo. Um som que se escapa pela boca do instrumento, acompanhado de cordas que o « bongoman » puxa de vez em quando. Uma das duas damas conquistadas por seus cantos lhe oferece uma nota de 1.000 FCFa. O negócio está aberto. Serigne canta ainda com mais vigor. Ele viaja entre graves e agudos. Outras notas de 1.000 FCfa caem ainda em sua mão. « É assim. Cantamos os elogios aos clientes e, se isso lhes agradar, eles nos dão dinheiro », explica ele, com a mão esquerda batendo o aro inferior de seu instrumento.
Suas « benefactrices » do momento são Khoudia e Awa, que vieram, com dois homens que elas apresentam como seus amigos, para se descontraírem. « Vimos aqui para nos libertarmos do estresse e da fadiga da semana. Com os « bongoman », recuperamos o sorriso e a boa disposição », afirma Khoudia, com os cotovelos apoiados na mesa coberta por uma lona azul. « É por isso que nos sentimos inclinadas a lhes dar dinheiro. Eles nos proporcionam felicidade, afinal », diz Aïda, com o rosto marcado por sardas. Em Soumbédioune, o peixe há muito tempo foi a estrela. Grelhado ou assado, ele vem acompanhado de batatas fritas, molho e salada ou com arroz. No entanto, os « bongoman » roubaram-lhe a cena. Eles transformam, por breves batidas, os visitantes em estrelas. O que provoca sentimentos diversos. Para Adja, uma mulher na casa dos cinquenta, a presença deles é incômoda. « Eles vão até você de improviso e podem até proferir expressões vulgares », diz, em tom seco.
Serigne Mbaye, por seu lado, esclarece. « Não vamos a qualquer pessoa. O rosto reflete o que a pessoa tem no coração; observamos primeiro. Só então é que decidimos se vamos à pessoa ou não », afirma o « bongoman », que é pedreiro de profissão.
A Felicidade à Venda
Lançado nessa atividade que é o seu « legado », ele vê nela uma profissão que merece respeito. « Saio de Guédiawaye às 7 horas e chego aqui por volta do meio-dia. Trabalho até às 20 horas », revela, com seu polo amarelo-choque brilhando sob o sol. Nesse intervalo, tudo é feito para tornar felizes os visitantes de Soumbédioune e, de quebra, amassar dinheiro.
« Atualmente, ganhamos cerca de 10.000 FCfa por dia. Embora, antes, pudéssemos ganhar mais, até 50.000 FCfa. Rendemos graças a Deus, isso nos permite viver », celebra Serigne, visivelmente o único « bongoman » presente em Soumbédioune naquela manhã dominical. Por volta das 17 horas, o barulho das ondas que quebram se intensifica. Junta-se aos gritos das crianças na água e à música do parque de diversões ao lado. O vento, mais forte, faz tremer os mais frios e derruba. Chapéus ou perucas estão à mercê. Nabou, o vento nos cabelos, segura a sua juba. Ela alisa a peruca com as duas mãos na linha do cabelo. Ela acabou de pagar o seu tributo, com as suas duas amigas, a Serigne Mbaye. 2.500 FCfa é o que lhe ofereceram. « Esse dinheiro damos com prazer, pois eles nos aliviam. É praticamente terapêutico, o que eles fazem », justifica a jovem, com cerca de vinte anos, que acabou de saborear dois pratos de «C’est bon» com as amigas.
Para uma dessas amigas, Juline Rofé Faye, a vinda dos « bongoman » é totalmente distrativa. « Viemos comer e nadar, mas eles nos ofereceram bem mais. Não perdemos nada em retribuir com alguns bilhetes », declara a jovem, deixando a sombra do guarda-sol para seguir em direção ao oceano. Soumbédioune tira a sua essência do peixe, dessa água. Vendido cru ou cozido, ele serve de sustento para muitos homens e mulheres. Mas, ao redor do seu comércio, os « bongoman » também tiram proveito, encantando, com poemas, os apreciadores de produtos do mar.
Lamine SARR (Estagiário)
